sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Evandro.

Uma postagem todinha pra voce meu amigo. Realmente um lapso ter me esquecido de voce na postagem anterior. Meu irmao e camarada Evandro. Um beijo proce meu chapa.

Postagem Extra.

Antes de sair pra um passeio, vim ver a repercussao do post.
Respondendo: o australiano pagou 3 mil dólares na "preciosidade". Pensas que eu nao perguntaria isto? hahahahaha. Quem me conhece sabe como sou curioso. A Ural é uma cópia da BMW e é fabricada até hoje na Rússia.
E parem de mandar eu limpar a lente da camera, a sujeira é interna e a coitadinha tem mais de 100 mil km de estrada. Deem um desconto.
Quero aproveitar pra mandar um abraco grande pra turma do BigTrail, VStrom, MPS, Irmandade Estradeira, Desmo, e os amigos de Franca, Fernandim, Jatir, Alemao, GeraRdo, Paulim Turuna, que estao me acompanhando e mandando mensagens.
Beijo pra todo mundo.

20° Dia. Miradores, salares, vales em SPA.

Ontem continuamos a exploracao da cidade. Conversando com os nativos buscando a origem do povo daqui, descobri que eles sao anteriores aos incas, sao aimaras e outras duas etnias que esqueci o nome. Reclamam da invasao Inca e posterior invasao espanhola, que os descaracterizou, trazendo o alcoolismo e a violencia a suas mulheres. Me contaram que ainda hoje o governo mantem programas com psicólogos, devolvendo a auto estima ás mulheres e emprego pros homens. O que segura é o turismo e algumas extrañoes de minerio, mais lítio, que qualquer outro no momento. O lítio é extraido dos salares, mas como fica caro, descobriram lencóis profundos de água rica em lítio, retiram esta água e depositam em enormes tanques pra evaporacao. coisa de doido. Mas parece que o governo está diminuindo esta extrañao, devido a dificuldades pra reposicao desta agua e consequencias futuras.  É um povo alegre e receptivo. A maioria dos comerciantes sao de fora, tem até brasileiro por aqui que confessa buscar material na 25 de marño. Pode um negócio desses?
Almocei com o maluco da Ural. Batemos um papo muito longo em um idioma que mescla todos os que existem no mundo e dos quais nao tenho nenhum conhecimento, mas conseguimos falar por mais de duas horas. O cara nao vai em casa desde 2004, na Austrália, e andava originalmente de bicicleta. Depois de fazer toda a Africa, resolveu voar com ela pro Ushuaia, onde comprou a Ural e está subindo pro Alaska. Maluco de pedra, me levou pra almocar uma sopa de legumes com costela de boi, com batatas, vagens, milho verde em espiga, cenouras, tudo cozido até quase derreter. Acompanha um pao atacamenho que parece um pao sírio, mas mais grosso, com pouco fermento e pouco crescimento. Custa apenas 1000 soles, ao passo que um prato qualquer a la carte n{ao sai por menos de 8000 soles. Fiquei com a pansa cheia o resto do dia.
À tarde foi passear, Mirante do Coyote, Vale de la Luna, Vale de la Muerte, As Sentinelas Tres Marias e depois um lual em uma enorme duna, com o por do sol e simultaneo nascer de uma lua cheia de desbundar! Isto com pisco sauer, azeitonas, milho cozido e batatas fritas. À luz da lua, imaginem........ Coisa de doido.
Pude sentir novamente a solidao do deserto, entender um pouco a formacao do mesmo. Fiquei sabendo que aqui nunca foi mar, que os salares sao resultado do depósito, por milhares de anos, deste material entre a cordilheira e a outra coridilheira menor e paralela (pesquise aí que voce descobre o nome e o resto). Sao grandes depósitos de sal impregnado de litio e outros minerais menos importantes, n{ao se trata do sal que usamos na cozinha, nao possui iodo. Sob forte pressao das placas tectônicas, se formaram grandes cristais de sal, como vidro, que dá pra ver de longe brilhando. Permanecendo em silêncio, dentro de um dos canyons do vale de la Luna, ouve-se grandes estalidos vindos das rochas, como se estivesse trincando e fosse cair tudo sobre a gente. Na maioria dos lugares que se vai por aqui, em direcao ao nascer do sol percebe-se a figura imponente do Licancabur, o guardiao do atacama. Majestoso e imponente, nao é o mais alto, mas pela sua forma perfeitamente cônica, é o ícone do local. O por do sol nos proporcionou um espetáculo de cores em mutacao, com as paredes dos vales mudando de cinza para amarelado, avermelhado, lilás e depois cinza. Nao existe vida a vista, tudo é morte e silencio e vento constante. Uma mesa montada as pressas pelo guia nos ofereceu um pisco sauer acompanhado dos petiscos citados e um momento de confraternizacao de linguas e costumes, com muita risada e alegria. Eram americanos, alemaes, chilenos e brasileiros. 8 horas estavamos na porta da pousada. Saímos pra jantar e ouvir música regional. Foi uma beleza.

Quero ainda dizer uma coisa que pra mim foi uma grande curiosidade. Vi uns caras provavelmente da prefeitura limpando uns canais de uns 40 por 40 cm nas ruas anteontem. Ontem cedo como sempre acordei antes de todos e sai pra caminhar e qual nao foi a minha surpres quando vi aqueles canais repletos de água limpíssima corrento com forca pela cidade. Claro que fui investigar, e descobri que isto acontece uma vez apenas por mes, e é agua de degelo da cordilheira que é canalizada pra cidade. as pessoas logo estavam nas portas com bacias, molhando as ruas e calcadas, num festival interessante. Depois eles tem canais que entram nos terrenos, e com pedras, cercam aquela correnteza de água, capturando pra dentro dos terrenos um pouco daquela vida. As criancas todas nas ruas brincando com a água foi um espetáculo interessante.
Vamos ás fotos. Curtam as cores e vejam como mudam com a claridade. Nao vou legendar, porque nao precisa.





























Tchau, um beijo em todos e vamos passear.