quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Porto Velho a Rio Branco.

Como temia, saimos perto de 11 horas, um pouco devido à falta de gasolina que assola Rondônia: como o combustível vem de Manaus e o Rio Madeira está quase intransitável devido à escasses de água e a consequente dificuldade das balsas, a falta é muito grande. Poucos postos tem o produto e só se acha alcool, que vem do Mato Grosso, então a oferta é boa. No caminho, a velha estrada Madeira Mamoré, nascida morta nos anos 1900 e pouco.





Claro que os cara subiram nas máquinas que estão abandonadas ao lado da estrada.
Alguns kilometros depois, a balsa sobre o Madeira, que vai pegando nos bancos de areia e a gente toda rezando pra não encalhar. Sorte que só iam caminhões vazios, o que ajuda porque o peso é menor.




Duas balsas estavam em operação, e o terrorismo todo que nos foi pregado nos dias anteriores não se concretizaram. Diziam que haveria uma fila de vários km, outros que demoraríamos dias pra conseguir lugar. Como sempre, fomos pra frente da fila e embarcamos com poucos minutos, e embora tenhamos sentido a areia do fundo do rio resvalando o tempo todo no casco da balsa, a travessia se fez sem estresse.
Antes do desembarque e numa interessante manobra do prático, a gente faz um rasante numa ponta de terra que é a Bolívia!!!!   Sim, veja aí a bandeira do país vizinho la em cima do morro.




Lembro que se clicarmos nas fotos elas se abrem bem maiores e com definição aceitável.

A entrada no estado do Acre é uns 50 km depois da balsa e foi devidamente documentado. A entrada em Rio Branco, como foi noturna, não tem registro.



O calor hoje foi nosso companheiro, e embora menos intenso que ontem, foi igualmente punitivo. Minha moto tem que ser dmada a cada curva e a cada irregularidade da pista. Parece um burro bravo. Mas viemo bem. Logo na chegada, em busca de uma água refrescante, paramos num tal posto Correntão. Logo de cara veio um mineiro que está radicado aqui há muitos anos conversar conosco e não deu outra: o cara é motociclista, comerciante de máquinas agricolas e aficcionado em motocicletas. Nos levou pra uma hotel bom e barato, nos levou pra jantar e ainda prometeu vir aqui logo cedo pra me levar num mecânico amigo pra tentarmos consertar o amortecedor da Tina. Não poderia ser melhor. O cara é muito legal e se chama Fernando, o mineiro de Carangola.

Bom minha gente, o astral está ótimo e como prometi os causos começariam em Rio Branco. Com os causos, começa   a nossa verdadeira viagem. Amanhã chega o sexto componente da trupe e vou tratar de decifrar logo qual o cargo ele vai ocupar nesta bagunça. O Antônio embarca amanhã cedo e espero que quando ele aqui chegar, a Tina esteja arrumada.

Boa noite e até amanhã com o inicio da verdadeira viagem 6nosandes.
Beijos pra todos.

6 comentários:

  1. Gostei do relatorio. Quanto ao amortecedor, aqui em SP tá dificil achar. Trate de continuar o percurso com velocidades menores, sempre tomando cuidado com a instabilidade. De agora para frente nao precisa avançar muitos mil km, e sim deve-se curtir lentamente cada km. Abraços e boa sorte!!!

    ResponderExcluir
  2. Olá pessoal, nossa voces andaram forte mesmo, ja estao no Acre.
    Fico feliz que todos estejam bem e curtindo a viagem e as pessoas que encontram pelos caminhos, realmente isto dará a vcs muitas histórias, que estaremos aqui doidos para escutar.
    Bom estamos acompanhando tudo por aqui, por isto nao deixem de postar.
    Beijos no Hamilton por mim (rsrsrsr)
    Abraços a todos
    Que o Pai lá de cima cuide de todos
    Alaíde

    ResponderExcluir
  3. Bom dia amigo!!!
    Espero que conserte o amortecedor ai, pois dai pra frente vc não vai conseguir nada, nem em Cuzco.
    Na volta tem o Diego, filho do Miguel Liendo em Jujuy que poderá te ajuadar, mas isso demora muito.
    Seria prudente resolver isso ai em Rio Branco.
    Boa viagem e se precisar grite.
    [s]
    Sid

    ResponderExcluir
  4. Clóvis,
    Se precisar contate esse cara aqui:
    José Maurício Vilela Lisboa.
    mauriciovvlisboa@hotmail.com
    Mora em Rio Branco é viajante e foi quem nos deu todas as dicas sobre a Rodovia do Pacífico.
    Talvez possa te ajudar com o amortecedor, se já não tiver resolvido.
    [s]
    sid

    ResponderExcluir
  5. Mateus e Clovis , se quiserem me passar as specs do amortecedor posso tentar ajudar a achar . abraços . Gallo . ze.gallo@gmail.com

    ResponderExcluir
  6. Ei véio CRóvis logo vc, o mais leve da turma estourou o amorteceder ? Redobre a cautela e vá com fé, o CRIADOR DO UNIVERSO está na tua garupa.

    Abraços e desejos de sorte a todos.

    Silvio Ventura
    P.S. Se pudermos ajudar com algo aqui apitem.

    ResponderExcluir